Pesquisa personalizada

28 de setembro de 2009

CFESS/CRESS, ABEPSS E ENESSO Publicam carta sobre graduação a distância

Informando...

Entidades se dirigem a estudantes e trabalhadores no 38º ENCONTRO NACIONAL

Um dos temas mais importantes do 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS, realizado de 6 a 9 de setembro, em Campo Grande/MS, foi o da graduação a distância. Em meio ao debate público que vem acontecendo sobre o assunto no país, o Conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS e a ENESSO decidiram publicar uma Carta Aberta aos estudantes e trabalhadores dos cursos de graduação a distância em serviço social no Brasil. Assistentes sociais presentes ao Encontro aprovaram o conteúdo por unanimidade, durante a Plenária Final, no dia 9 de setembro.

"Reafirmamos nossa posição contrária!"
Na Carta sobre a graduação a distância, CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO reconhecem o anseio legítimo de estudantes em ter acesso ao ensino superior, mas esclarecem que esse direito deve ser alcançado com qualidade, "uma formação crítica que os prepare não apenas para o exercício profissional, mas também amplie as condições de atuar em um mundo cada vez mais complexo".
.
A Carta lembra que o Serviço Social tem como matéria as expressões da questão social: "Sob cada parecer, cadastro e encaminhamento que o profissional realiza há vidas, cujas trajetórias podem ser modificadas por uma intervenção profissional que não consiga perceber as inúmeras facetas da questão que se apresenta".
.
CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO continuarão a cobrar do Ministério da Educação a igualdade de acesso ao ensino superior presencial para todos e a garantia da qualidade da oferta.
.
UNITINS: Decisão do MEC foi motivada por denúncias do CFESS
O debate sobre a graduação a distância no 38º Encontro Nacional estava polemizado pelo recente descredenciamento da UNITINS pelo MEC. A decisão publicada no dia 19 de agosto veio depois de um prazo estabelecido para um ajustamento de conduta, que não foi cumprido pela universidade.
.
Embora tenha impedido a UNITINS de oferecer cursos de graduação a distância, o MEC reconhece os diplomas da modalidade. A assessora jurídica do CFESS vem analisando todo o processo do descredenciamento da UNITINS para que o Conjunto CFESS/CRESS assuma um posicionamento em relação ao registro de assistentes sociais graduados naquela universidade. Por enquanto os registros desses profissionais estão suspensos.
.
Analisando os documentos a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra encontrou a informação de que o MEC decidiu pelo descredenciamento da UNITINS, a partir de denúncias realizadas pelo CFESS.
.
.
.
.

1 comentários:

olá!
Sou professora do Ensino Fundamental das séries iniciais e estou findando o curso de licenciatura em Biologia, faço a distância pela FTC.Trabalho 40 horas semanais e tenho uma filha que faz Serviço Social também a distância pela FTC.
gostaria de informar aos nobres estudantes,formadores de opiniões do curso de Serviço Social que esta carta está causando insegurança e trantorno aos cursistas da modalidade de ensino a distância de maneira que fica a pergunta?
quem se forma?
EU ou a MODALIDADE EAD?
Como pesquisadora, educadora, formadora de opiniões também acredito que modalidade não faz profissional e sim responsabilidade e compromisso para com a minha formação e principalmente para com os que irão necessitar dos meus serviços na qualidade de profissional.
Fui Secretária de Assistência Social e vi faltar muita formação, respeito, compromisso e ética nos assistentes sociais que convivi.
Cursaram na modalidade presencial e foi ali que conclui que personalidade, carater, amor, dedicação, respeito e rsponsabilidade não se adquire em sala de aula mas se desenvolve no querer.
Assim vejo que não importa a modalidade e sim o incentivo a uma formação de qualidade e a formação é o conhecimento e a prática deste com consciência.
Esperar pelo MEC?
não resolverá o problema.
O MEC é Sistema
E o sistema é muito lento em suas ações.
Portanto solicito aos nobres companheiros que ao invés de falar mau da EAD se reunam para criar metodologias melhores de atendimento e suporte aos necessitados dos nossos serviços.
Não é bom assim?
Acredito que cresceremos...