Pesquisa personalizada

3 de novembro de 2008

C.A's / D.A's [Informações]

Diretório Central dos Estudantes (D.C.E)
É uma entidade estudantil que representa todos os estudantes de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários.
A eleição de seus membros é definida pelo Movimento Estudantil da instituição no qual está inserido e costuma se dar de forma direta. A composição da diretoria (ou coordenação) pode ser na forma majoritária ou na forma proporcional.
Assim como os mecanismos eleitorais, a atuação da entidade é definida pelo conjunto do movimento estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos estudantes perante à administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política nacional. Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEEs) ou a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), além de outras entidades estudantis existentes no Brasil. A existência de uma relação entre os DCEs e outras entidades (nacionais, de maior abrangência) é opcional e a opção fica a cargo das dirigências dos diretórios, fundamentados por assembléias gerais estudantis que devem discutir os prós e contras da existência da relação em questão.
Estima-se que o primeiro DCE no Brasil tenha sido criado na década de 30, o DCE da Universidade de São Paulo.

Centro Acadêmico (C.A / D.A)
É uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade. Suas funções podem ser e em geral são diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros. Os centros acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.
A relação que o Centro Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

As finalidades do C.A / D.A
O C.A / D.A é uma entidade que tem por finalidades:

1) Mover ações políticas a favor dos(as) estudantes do curso e da Universidade e/ou Faculdade.
2) Organizar as lutas do M.E na escola;
3) Fazer ponte com a Executiva de Curso, colaborando na execução das deliberações a ela colocada pelo conjunto dos estudantes em seus fóruns deliberativos.
4) Defender, incondicionalmente, os direitos, interesses e reivindicações dos estudantes, em todos os setores compatíveis com seu poder representativo.
5) Lutar pelo aprimoramento da formação universitária, objetivando a elevação do nível de ensino, pelo incremento à pesquisa e à pós-graduação, e tudo o mais que venha complementar a formação política, cultural, social e acadêmica do corpo discente de Serviço Social.
6) Apoiar movimentos ou entidades estudantis com objetivos coincidentes deste capítulo, assim como contribuir para o processo de transformação da sociedade, articulando-se com as lutas populares.
7) Lutar pela construção da democracia na instituição e em todos os espaços.
8) Contestar todas as formas de discriminação e preconceitos na sociedade.
9) Lutar por um Serviço Social e uma Universidade comprometidos com a realidade e ideais populares.
10) Preservar as tradições democráticas do meio estudantil, visando o aprimoramento das democracias no contexto social brasileiro.
11) Organizar as calouradas, observando o caráter político-cultural e inserção dos novos estudantes no cotidiano do MESS.
12) Promover debates constantes e fortalecer o processo de participação dos estudantes nos fóruns de discussão do MESS.
13) Articular com os CAs e DAs de outros cursos a fim de aprofundar o debate e fortalecer as lutas estudantis no interior da Universidade.
14) Acompanhar as ações dos Diretórios Centrais dos Estudantes – DCEs.

Mais informações e detalhes:
- Caderno da ENESSO

0 comentários: